Veja como verificar se o empregador está pagando o INSS

Muitas pessoas por falta de informação não sabem como verificar se o empregador está pagando o INSS, e dessa forma, ficam sem saber se o pagamento está sendo efetuado de maneira correta. Em muitos casos, é o próprio trabalhador quem descobre que existem pagamentos em atraso do INSS por parte do seu empregador, assim, podendo dar entrada num processo de renegociação com o seu chefe.

Como verificar se o empregador está pagando o INSS

Pagamento da contribuição INSS

Após conseguir um emprego, muitas pessoas acabam deixando de lado certas preocupações como a contribuição do INSS, já que essa é uma obrigação do empregador. Porém, todo trabalhador deve ficar atento para saber se o seu empregador está de fato fazendo o pagamento em dia de cada parcela da sua contribuição do INSS.

Existem vários casos onde é o trabalhador acessando o site do Meu INSS 2020 que descobre que seu empregador não está pagando as parcelas do INSS para sua aposentadoria.

Desse modo, o empregado deve primeiramente conversar com o seu empregador para resolver a questão. Caso não funcione, é preciso acionar o INSS.

Como a contribuição com o INSS é de extrema importância, o órgão está agora disponibilizando em um de seus portais da internet a opção de como verificar se o empregador está pagando o INSS.

Desse modo, será possível que o funcionário fique sempre atualizado no pagamento mensal de sua contribuição por meio do empregador.


Como verificar se o empregador está pagando o INSS:

Antigamente, para que o cidadão pudesse verificar os pagamentos de sua contribuição por parte do seu empregador, era preciso ir até um dos postos de atendimentos do INSS.

Atualmente, todo este processo pode ser realizado diretamente pela internet. Desse modo, todas as pessoas possuem acesso mais fácil para ter informações importantes sobre o seu tempo de contribuição.

Confira logo a seguir como verificar se o empregador está pagando o INSS:

  • Primeiramente, acesse o site Meu INSS, ou clique aqui;
  • Clique na opção “Extrato de Contribuição” ou “CNIS”;
  • Em seguida, coloque seu CPF para entrar ou crie uma conta no site.  

Após esses passos, você conseguirá ter acesso total as informações referentes ao pagamento de sua contribuição para o INSS. Além de poder ver o histórico, assim, podendo ver se o seu empregador está fazendo os pagamentos dentro de todos os prazos prescritos.

Com essa nova ferramenta da Previdência Social, as pessoas podem ter mais controle sobre suas finanças. Além de poder cobrar de seus empregadores caso algo esteja fora do normal. E até mesmo acionar órgãos superiores para correção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *