O que é sinistro e como saber se um veículo é sinistrado?

Se você comprou ou está pensando em comprar um veículo, já deve ter ouvido falar no termo “sinistro”. Mas afinal, do que se trata? O sinistro é muito importante para o seu carro ou moto e por isso, é preciso entender bem como ele funciona e como saber se um veículo é ou não sinistrado. Quer entender melhor? Acompanhe o texto a seguir e saiba de tudo:

O que é o Sinistro?

Se você já comprou ou pensar em compra um veículo, a palavra “sinistro” provavelmente vai aparecer para você. A verdadeira questão é entender do que se trata essa nomeação.

A primeira coisa que você deve saber sobre esse termo é que ele está relacionado ao seguro do automóvel. O proprietário terá a opção de escolher um seguro particular.

Geralmente, o seguro é realizado no momento de compra do veículo, e o próprio proprietário quem decide o pacote de seguro e como irá pagar o serviço.

No caso de quem não opta pelo seguro, ainda é possível acessar benefícios como a indenização através do DPVAT 2020que corresponde ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres.

Proporcionado pelos órgãos de trânsito, este seguro fica disponível para todos os motoristas, uma vez que o mesmo estiver cumprindo anualmente com a taxa do DPVAT.

O sinistro será utilizado para definir o bem assegurado quando ele sofrer algum acidente ou qualquer tipo de prejuízo material previsto em contrato. Este recurso pode ser parcial ou integral, dependendo diretamente da seguradora.

Como saber se um veículo é sinistrado?

Possuir um sinistro pode diminuir bastante o valor de compra de um veículo, afinal,, irá significar que o mesmo já passou por situação de dano.

Mesmo estando previsto por lei que o novo comprador tenha direito de saber das condições de veículo, isso nem sempre acontece,e o preço do mesmo pode ser injusto.

Por isso, vale a pena conferir se o veículo que você quer comprar é sinistrado, assim você saberá se o seu valor atual é condizente com seu histórico.

Para tanto, é preciso acessar o site do Detran de sua região. Este é um órgão estadual, por isso, cada estado possui uma plataforma digital específica.

Depois é só buscar por “Consulta veículos sinistrados” no site e informar os dados do veículo. São eles: a placa e o número do chassis do veículo.

Após informar os dados de identificação do carro, você poderá visualizar se o mesmo é ou não sinistrado. O processo é bem simples e rápido!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *