Economia brasileira cresce 0,4% no 2° trimestre do ano

Índices divulgados pelo IBGE revelaram um crescimento de 0,4% no segundo semestre de 2019. Mas será que podemos considerar esse crescimento satisfatório? De acordo com os dados do primeiro semestre, esse percentual significa uma melhoria no sistema econômico do país, mas é importante entender como um todo esse crescimento. Leia o texto a seguir para compreender esses dados:

Não é novidade que a economia do país e está em crise. Bem antes do presidente Jair Bolsonaro assumir o cargo, o brasileiro já sentia o peso da inflação e da queda dos cofres públicos.

Desde então, Bolsonaro vem lançando cortes em diversos campos sociais, desde a educação até a própria saúde público. Um outro ponto que visava recorrer a crise financeira a longo prazo foi a reforma trabalhista, que dificulta a possibilidade de se aposentar.

O presidente também tomou como medida a liberação do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) para movimentar a economia.

Sendo assim, o crescimento de 0,4% da economia do país pode se dar a essas medidas radicais, que já afetam a vida de milhares de brasileiros.

E isso pode estar afetando o novo salário mínimo 2020já que a remuneração base leva em consideração diversos fatores para ser calculada.

De acordo com o IBGE, esse percentual é significativo se comparado ao primeiro semestre, mas não é, nem de longe, suficiente para reverter a situação econômica do país.

No último ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do país, um dos principais medidores da econômica, registrou um crescimento de 1% para esse setor.

E especialistas da área afirmam, que o esperado para o ano de 2019 não supera 0,8%. Por isso, esse desempenho da economia nos primeiros 6 meses de 2019 pode ser fundamental para definir o destino do país.

Os economistas também possuem grande expectativa sobre o saque aniversário do FGTS e o cálculo do 13 salárioque representam valores importantes para o trabalhador brasileiro.

O saque aniversário é uma medida que libera determinado valor do seu fundo de garantia sem ser proveniente de demissão sem justa causa, a medida visa aquecer o mercado.

Como você já deve saber, o décimo terceiro salário é uma bonificação que ocorre no final do ano para quem trabalha com a carteira assinada. O valor também é um fator essencial para definir o crescimento da economia para 2020.

Sendo assim, podemos afirmar que com tantos cortes e com a situação atual do país, o crescimento da economia precisa ser superior ao que é agora, mas ainda é esperado um aquecimento do setor a partir dos direitos trabalhistas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *